Publicado em:

Audiência discute cobrança de postagens enviadas do exterior


A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (11) a cobrança de despacho postal para as encomendas internacionais.

Desde de agosto do ano passado, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) passou a cobrar R$ 15 de todas as encomendas internacionais que chegam ao Brasil pela empresa.

No site, a empresa diz que a cobrança irá cobrir os custos de atividades administrativas de suporte. Mas o deputado Celso Russomanno (PRB-SP), que pediu a realização da audiência, diz que os Correios nem ao menos apresentaram uma planilha de custos que justificasse a tarifa de R$ 15. “Isso demonstra uma total falta de transparência”, critica.

Além disso, o parlamentar ressalta que o serviço postal de selos ou carimbos específicos, colados ou apostos na origem, são incluídos no cálculo do frete e pagos pelo consumidor quando envia a mercadoria.

A audiência, que recebeu o apoio dos deputados Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Jorge Braz (PRB-RJ).

Foram convidados para discutir o assunto o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Andrey Freitas; e o diretor comercial dos Correios, Alex Nascimento.

A reunião será realizada a partir das 14 horas. O local não foi definido.

O debate será interativo e quem quiser poderá enviar perguntas, críticas e sugestões aos convidados por meio do banner abaixo.

Da Redação – ND